PALESTRANTES

David da Silva Pereira

Doutor em Ciência Política (UNICAMP, 2013). Mestre em Educação (UNICAMP, 2006). Mestre em Geografia Humana (USP, 2002). Especialista em Direito Constitucional Aplicado e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Cultura e Cidadania e em Saúde Coletiva. Licenciado em Geografia e em Pedagogia. Bacharel em Direito e em Geografia. Docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional - Linha de Pesquisa Ensino de Ciências Sociais - UTFPR - Londrina, a partir de 05/2014. Docente do Programa de Formação Profissional de Formação de Professores (PROFOP) - Licenciatura - UTFPR - Cornélio Procópio, a partir de 02/2014. Docente do Curso de Licenciatura em Matemática - UTFPR - Cornélio Procópio, a partir de 02/2013. Tem interesse e investiga as seguintes áreas: Educação e ensino, direitos humanos, direito constitucional aplicado, políticas públicas, ciências sociais e educação, formação docente, saúde coletiva e metodologia da investigação/pesquisa científica. Orienta alunos de Mestrado Profissional em Ensino, do PPGEN-UTFPR-LD, de Iniciação Científica e de Extensão Universitária - UTFPR-CP. Coordena Grupo de Pesquisa inscrito no Sistema CNPq-CAPES "Observatório de políticas públicas". 

 Marilu Martens Oliveira

 

Professora titular - EBTT- da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui graduação em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Dom Domênico do Guarujá, mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Letras- Literatura e vida social - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; formação do leitor; incentivo à leitura; literatura, história e memória; teatro; interartes; filme noir/ romance noir; MPB; Gil Vicente; Ariano Suassuna; Chico Buarque de Hollanda.

Rosemeire M. Ribeiro Archangelo

 

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Rio Claro - SP. Atualmente trabalha como Professora Coordenadora da E.M. Benjamim Ferreira, atuando na Educação Infantil, na Prefeitura Municipal de Rio Claro. Membro do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e, também, da REDE - Grupos de estudos Rede Raios de SOL (vinculado a RED latinoamericana do estudo da língua materna) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, vida cooperativa, sanção/indisciplina/violência escolar, desenvolvimento moral e desenvolvimento infantil

                       OFICINEIROS

Cristina Maria Vasques

 

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP, possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação do Instituto de Biociências - UNESP- Rio Claro - SP e Mestrado na área de Letras, pela UNESP-FCL de Araraquara. Atua principalmente com a literatura infantil e juvenil (notadamente a brasileira) e suas implicações na Educação, na formação de leitores e no desenvolvimento da leitura e escrita. Enfoca também os conceitos de infância, adolescência e juventude, de arte e estética, de literatura comparada e história literária e crítica. Foi professora/pesquisadora (2008-2011) do departamento de Pedagogia da Fundação Universidade Estadual do Tocantins, em Palmas. Produziu todo o material didático para o módulo "Literatura Infantil e Contação de História na Escola" (2013) para o curso de Pós-Graduação Latu Sensu com o mesmo nome, oferecido pela UNIARA - Centro Educacional de Araraquara, onde ministrou o módulo que produziu e o de "Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula" (2013-2014).Foi também professora substituta (2012 a 2014) do curso de Pedagogia, no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, SP, atuando com o ensino de Língua Portuguesa, Literatura Infantil e Artes. Atualmente é co-orientadora de oito trabalhos de Conclusão de Curso no curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro.

Jacqueline Lidiane de Souza Prais

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do  Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Especialista em Educação especial inclusiva e em políticas públicas para a educação. Experiência profissional como Educadora infantil na prefeitura municipal de Cornélio Procópio e professora da educação infantil em Serviço do Comércio (SESC). Atualmente é docente no regime CRES na UENP/Cornélio Procópio e mestranda no programa de pós-graduação em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza - PPGEN pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina. Integrante do grupo de pesquisa em educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores e pesquisadora do observatório de políticas públicas. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação especial, inclusão educacional, organização da atividade de ensino.    

Kátia da Silva Ribeiro Araújo

 

Graduada em licenciatura em Educação física pela Universidade Norte do Paraná (1987), Licenciada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Pós- graduada em educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental - pré escola e alfabetização especial pela Universidade Norte do Paraná (2005). Especialista em Música com área de concentração em educação musical pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Tem experiência na área da educação, com ênfase nas áreas de educação musical e educação especial. Atua como professora de educação musical desde 1989. Em 2001 fundou a escola Cantata - Centro de Educação Musical onde é diretora e professora para crianças com necessidades educacionais especiais.  

Sidney Lopes Sanchez Júnior

 

Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).  Especialista em Educação Infantil - (UNEAC). Atualmente é professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio.